Gengibre e seus benefícios para a nossa saúde

Gengibre é uma planta medicinal e também usada nas culinárias. Sua espécie se originou da china e índia. Onde se espalhou pelas regiões tropicais de nosso mundo. Rica em muitos benefícios a nossa saúde, veremos a seguir quais são:

1- Auxilia no emagrecimento

Por se tratar de uma planta termogênica, ela age acelerando nosso metabolismo, e assim facilita a queima de gordura do nosso corpo. Mas isso não significa que você tenha que largar a sua dieta, ou controle de certos alimentos. Pelo contrário, aliada a uma dieta saudável te trará muitos benefícios, com um resultado mais eficaz em seu emagrecimento.

2- Auxilia nos problemas estomacais

O gengibre é muito usado para esse fim. Ele combate indigestão, enjoos, gases, e até náuseas. Ajuda a proteger o seu fígado quando ingere alimentos gordurosos. A sua substância é tão poderosa, que muitos medicamentos como o xarope, por exemplo, contém gengibre em sua composição.

3- Combate o mau hálito

Seu componente anti-inflamatório alivia dores ocasionadas pela artrite, infecções respiratórias, e dores musculares. Também bronquite, asma e tosse. Eles são altamente eficazes com ação antimicrobiana. Diminuindo e aliviando o seu mal hálito.

4- Regula pressão alta

O gengibre tem uma fácil adaptação em nosso corpo. Por esse motivo ele consegue regular a nossa pressão deixando estável novamente. Ele age inibindo a gordura nos vasos, aumentando a circulação e elasticidade. Sua fórmula afina o sangue, melhorando o fluxo do nosso corpo.

5- Quantidade ideal para ser consumida

Embora não haja ingestão suficiente estabelecida, pesquisas mostram que consumir 2 a 4 gramas de gengibre por dia pode trazer um avanço em seu tratamento. Para o consumo do gengibre, é ideal comê-lo todos os dias, mas deve ser feito dentro das quantidades corretas, para que o aumento do metabolismo não seja prejudicial. Se for usar o seu gengibre, recomenda-se uma colher de café média ou em pó.

6- Alguns cuidados antes de consumir o gengibre

Mesmo sendo uma planta medicinal, não é recomendado o seu uso para todos as pessoas. O consumo em pacientes que sofrem de diabetes, gestantes ou crianças precisam ser avaliados e orientados por um médico. O seu consumo indevido pode trazer hemorragias, diminuição da glicose no sangue. Para os diabéticos será preciso tomar insulina para regularizar novamente. O gengibre tem a função de diminuir o açúcar no sangue, podendo sofrer com uma hipoglicemia. Por isso fique atento as doenças que você já possui, e verifique se realmente é seguro fazer o uso dessa planta.

MANEIRAS DIFERENTES PARA CONSUMIR O GENGIBRE

  • GENGIBRE CRU: Você poderá em cortar em pedaços finos e mastigar. Ele diminui problemas da garganta. Mas o seu uso dessa forma só irá aliviar, se estiver com uma simples irritação. Se for algo mais grave procure um médico.
  • GENGIBRE EM CHÁS: Rale o gengibre em um caneco com água. Deixe ferver, desligue e aguarde amornar. Elimina toxinas com a sua ação termogênica, ajudando no seu emagrecimento.
  • GENGIBRE NAS RECEITAS: Sua planta pode ser acrescentado em pratos doces ou salgado. Temos o gengibre fresco, conserva, ou desidratado. Fique atento pois o seus sabores são distintos. Use a melhor opção que combinar com a sua receita.

Receita de gengibre em conserva

  • 400 g de gengibre
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 xícara de vinagre
  • 3 colheres de chá de sal
  • 1 recipiente de vidro de aproximadamente 1/2 litro com tampa

Modo de preparo

Cortar o gengibre com ele já sem casca, em fatias bem finas e longas. De preferência corte em diagonal, cozinhe na água até ferver. Escorra e deixe esfriar naturalmente, sem colocar na geladeira. Acrescente o açúcar, o sal e o vinagre e leve em fogo baixo. Depois de levantar fervura, desligue e deixe esfriar. Junte tudo, coloque em seu recipiente e deixe em conserva por, no mínimo, 2 dias. Conserve em geladeira.
Dura cerca de 6 meses.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp