Como Cuidar dos Seus Lábios Ressecados

Você sofre com lábios ressecados, ou conhece alguém que sofre desse problema ?. Sim, isso é muito desconfortável e suas principais reações é descamação podendo ocorrer um leve sangramento, o que se torna muito dolorido.

As causas podem ser várias, como o clima, muito seco, ou muito frio. Isso agrava a pele deixando desidratada e muito sensível. Outro fator é a hidratação intrínseca, que ocorre de dentro para fora, como a necessidade de água em seu organismo.

Também poderá estar ligado à medicamentos, como isotretitoina, que é o roacutan, responsável pela secura de qualquer tipo de mucosa, inclusive os lábios. O nosso lábio possui queratina, é uma proteção natural para nossa pele.

Causas e consequências de lábios rachados e secos

O SOL

Pegar sol nos lábios em horário de pico alto, ou em excesso prejudica também os nossos lábios. Existem pessoas que tem uma pré-disposição genética, onde essa região é mais sensibilizada comparada à outras pessoas.

ALIMENTOS

Podem piorar o aspecto também se consumir com os lábios feridos, os alimentos cítricos como a laranja, abacaxi, limão, ou bebidas à base de álcool, poluição ambiental afetam a saúde de nossos lábios. E para que faz uso de ácidos na pele, o ideal é tomar muito cuidado para não atingir a boca se ela já apresenta algum tipo de ressecamento e rachadura.

CUIDAR DE FORMA ERRADA

Se os seus lábios estão descamando, jamais tire as “pelezinhas” soltas, vai além de machucar, causar sérias lesões, fissuras, podendo aumentar para uma inflamação labial. Ou em dias secos algumas pessoas costumam respirar pela boca, piorando de vez o ressecamento. Prefira em usar um umidificador de ar, ou toalhinhas molhada pela casa. Para que o ambiente fique mais úmido te ajudando a respirar corretamente.

NÃO ESFOLIE

Nosso lábios possuem pouca queratinização, muito fina, sem total necessidade de ficar esfoliando. Ou evite ficar passando a sua língua em redor dos lábios para diminuir o ressecamento. Pois na mesma hora que parece aliviar, a nossa saliva possui enzimas digestivas, ou seja quando seca ficará muito mais pior do que antes.

Como hidratar da forma correta o seus lábios ?

Existe muitos produtos bons para hidratar o seu lábio como :

  • Óleo de coco
  • Dexpantenol
  • Óleo de rosa mosqueta
  • Gel da babosa
  • Batom altamente cremosos ( para mulheres )
  • Manteiga de cacau ( para os homens )
  • Hidratante labial com protetor solar junto
  • Cicaplast

As opções são muitas, esses são apenas nomes, podendo escolher a marca de sua preferência. Vamos aprender também uma receita caseira, que irá restaurar por completo esse lábio ressecado e rachado.

Receita

  • 1 colher ( chá ) gel da babosa
  • 1 colher ( chá ) de óleo de coco
  • meia colher de Dexpantenol

Modo de preparo e aplicação

Misture todos os ingredientes em um recipiente até ficar bem homogêneo. Se preferir coloque dentro de um frasco pequeno, para poder levar com você na sua bolsa, ou em seu bolso da calça.

A babosa é ótima para hidratar, manter a água na pele, tem ação calmante e vários minerais e vitaminas. O Dexpantenol possui vitamina do complexo B, altamente hidratante para feridas, e rachaduras. E o óleo de coco contém ômegas, nutri a pele com ação fungicida e bactericida.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp