Cachorro Chow Chow

Sua aparência bem atípica costuma chamar muita atenção por onde ele passa. A pelagem armada assemelha-se muito com a de um leão. E a sua língua azul acaba sendo um tanto quanto exótica. Sua raça se originou da china. O seu peso médio chega entre 20 à 32kg. A altura desse bichinho varia entre 45 à 50 cm. E sua expectativa de vida chega de 8 à 12 anos. Suas cores são em nuances claros, ou mais escuros, preto, marrom, creme. Os mais comuns geralmente são os de pelagem avermelhada.

O temperamento de um cachorro chow chow pode ser bastante forte. Eles são muito espertos, e fácil de serem treinados. Mas ao contrário de outras raças, não costumam bajular os seus donos. Não recebem castigos com bons olhos, mesmo sendo um tanto quanto na deles, adoram receber afeto, mas sem exageros. Alguns são teimosos e pensam que são donos de si e do ambiente em que vivem.

Essa raça não gosta de abraços e apertos em excesso, principalmente vindo de crianças. Por isso é importante que você pegue um filhote ( se tiver crianças ) e ensine um bom convívio desde cedo, entre ele e a criança. Geralmente costuma proteger dois membros da mesma família. Não tolera estranhos em seu quadrado, como um fiel guardião, o cachorro chow chow tira de letra no cuidado com a sua casa.

Quando pequenos são comportados, não costumam destruir objetos de seu dono. Mas alguns conforme a adolescência vem chegando, tendem a desafiar o seu dono, não obedecendo algumas regras imposta por ele. Para se ter um cachorro dessa raça, é necessário atentar para alguns cuidados básicos. Manter ele sempre em movimento, dentro de um espaço limpo e protegido, fará com que o seu cãozinho cresça feliz e saudável.

Os seus pelos devem ser escovados diariamente, evitando assim possíveis nós entre os pelagem. Ao redor dos olhos por ser caídos e com muitos pelos ao redor, pode haver acúmulo de gordura e sujeira. É importante limpar e deixar seco essa região sensível. Os banhos devem ocorrer uma vez na semana, ou a cada quinze dias, de preferência em dias de sol. Para não haver acúmulo de umidade nos pelos, causando descamação ou fungos.

As orelhas devem ser observadas frequentemente, para evitar cera e acabar gerando uma infecção. As unhas devem estar sempre bem aparadas evitando quebra, ou que o seu cachorrinho se machuque. A raça chow chow é conhecida também como “cão-gato”, pois eles adoram horas longas de soneca ou ficar deitado para relaxarem. Sendo assim um tanto quanto preguiçosos, o ideal é colocarem para correr no mínimo uma meia hora, ou fazer uma caminhada para manter o seu porte físico sempre saudável. O preço dessa raça varia entre R$1.000 à R$3.000 ´podendo variar entre estados e cidades.

E há quem diga que vale a pena, mesmo tendo que ter todos esses cuidados a adotar um filhote chow chow. Afinal a sua fofura quase que irresistível, nos faz arriscar em conviver com um bichinho desse dentro de nossa casa, para alegrar o nosso ambiente, e trazer uma segurança a mais !.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp