13 Dicas Para Organizar o Seu Guarda-Roupa

Quem nunca um dia abriu o guarda-roupa e se deparou com uma bagunça de dar vergonha?. É acho que quase todos. Organizar e deixar arrumado nem sempre é possível, mas com um mínimo de esforço e seguindo essa dicas com certeza facilitará na hora da arrumação.

1- Não usa mais? doe !

Sempre que escolhemos um dia para dar atenção devida ao nosso guarda-roupa, percebemos muitas peças que estão ali já não usamos mais, seja porque engordamos um pouquinho, ou emagrecemos, ou pelo simples fato de termos enjoado. Não importa, elas precisam sair dali e abrir espaço para que novas roupas entrem sem aperto.

2- Esteja Decidida

Você precisa ter em mente no que ainda vai querer dentro do seu guarda-roupa ou closet. Se são peças que estragou, mais ainda vai querer usá-las, deixe separado em uma sacola para levar em sua costureira. Se são roupas que aparentemente não estão mais em condições de uso, jogue-as no lixo.

3- Defina os Espaços

Depois de ter decidido o que irá para doação, o que será reformado e o que será jogado, é hora de organizar aonde cada item ficará. Se o guarda-roupa é de uso de uma pessoa somente, então a divisão será mais ampla e fácil para dividir e organizar as peças. Se for de um casal, por exemplo, o ideal é que cada um tenha o seu lado, até para facilitar quando precisar escolher os seus pertences sem que haja uma bagunça.

4- Limpeza é Fundamental

Antes de começar a colocar as peças de volta é preciso fazer uma limpeza em seu guarda-roupa. Sabemos que quando não limpo com frequência, poderá existir ácaros, teias de aranha, e sim muito mal cheiro de mofo. Use um pano úmido para não danificar o móvel, com um limpador perfumado que elimine odores.

5- Reorganize

Chegou a melhor parte…reorganizar!. Sugiro que peças como tricô, casaco, vestidos longos, ou peças pesadas, sejam dobrados, para evitar que a estrutura do seu guarda-roupa ou closet se danifique.

6- Deixe Tudo Igual

Olhar para um armário com peças dobradas de qualquer jeito não fica legal. Dobre as roupas do mesmo tamanho, se possível use um molde como apoio para facilitar que seu guarda-roupa fique com arrumação de “loja”.

7- Deixe Peças Visíveis

Evite deixar peças uma atrás das outras. Pois assim evitará que todo seu esforço de organizar as peças venham por água à baixo. Arrume de preferência por estação, e as que não são coloque-as mais em cima.

8- Deixe Altura das Roupas Padrão

Não faça pilhas de roupas muito grandes. O ideal seria dividir em várias partes de pilhas pequenas, evitando assim a queda na hora de puxar aquela que você precisa.

9- Abuse dos Cabides

Coloque shorts, saia, camisas, calça social, blusinhas e tudo que for fácil de ser amassada nos cabides. Eles ajudam a economizar muito espaço do seu guarda-roupa, facilitando também que toda vez que você precisar de uma peça, ela esteja bem passada.

10- Gavetas Também merecem Cuidado

As gavetas também devem ser dividas em caso de ser um guarda-roupa para duas pessoas. Nela você colocará todas as peças pequenas como pijamas, cuecas, cintos, meias, calcinhas, e sutiã. Usar um divisor ou colmeia ajudará a permanecer organizado e facilitará na hora de escolher a sua peça.

11- Sapateira

Use uma sapateira que acomode pares com um pé ao lado do outro, se o seu guarda-roupa for muito pequeno. Jamais guarde sapatos sujos, pois o mal cheiro será inevitável. Antes limpe com um pano úmido e deixe de um dia para o outro arejando bem.

12- Bolsas

Na hora de organizar as bolsas evite deixá-las uma sobre as outras. Coloque em um saco de tecido, ou TNT, para evitar que peguem poeiras. O legal seria também adicionar sobre o saco um visor transparente, para que toda vez que for sair , elas estejam bem visíveis para escolher.

13- Deixe Sempre Cheiroso

E finalmente depois de muito trabalho, cada coisa em seu devido lugar, o que mais queremos é que ele fique não só organizado por um bom tempo, como cheiroso também toda vez que abrimos ele. Você poderá optar em fazer seu próprio sachê perfumado ou compra-lo pronto. Ele dura até 30 dias, podendo ser espalhado em vários pontos, para inundar seu armário com o mais delicioso cheirinho de limpeza.

Agora já sabe por onde e como começar…sem mais desculpas! vamos organizar?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp